fbpx

A maior rede de harmonização facial do Brasil – Botoclinic

Cicatriz de acne: o que é e como tratá-la

Só quem sofre – ou já sofreu – com acne sabe como esse tipo de problema é incômodo e impacta a autoestima, dependendo da gravidade do caso.

Além disso, depois que ela vai embora, muitas vezes, a pessoa ainda precisa lidar com a cicatriz de acne. Porém saiba que existe tratamento para cicatriz de acne e que o aspecto da pele pode melhorar consideravelmente com alguns cuidados.

Entenda, neste conteúdo, o que é e de onde vem esse tipo de cicatriz, e confira como são os tratamentos disponíveis atualmente. Boa leitura!

O que é acne?

A acne é uma reação inflamatória que acontece na pele quando os poros ficam obstruídos com, entre outros fatores, impurezas e produção excessiva de sebo e óleo.

Nesse sentido, quando isso ocorre, surgem espinhas e cravos nesses poros. Inclusive, dependendo da situação, podem aparecer espinhas generalizadas e graves em diferentes áreas do corpo, como pescoço, rosto, costas e ombros.

A causa das acnes pode ser variada. Alguns fatores contribuem para o surgimento delas, como:

  • Hormônios desregulados;
  • Genética;
  • Falta de hidratação;
  • Falta de limpeza diária.

Além disso, há diferentes tipos de acnes, como:

  • Cravos: poros abertos e obstruídos;
  • Pontos brancos ou whitehead: poros fechados e obstruídos;
  • Pápulas: protuberâncias vermelhas, pequenas e sensíveis;
  • Acne nodular grave ou acne cística: lesões mais profundas que causam dor e produzem pus na parte subcutânea.

O que são cicatrizes de acne e como se formam?

Muitas vezes, quando a acne desaparece, ela deixa uma cicatriz. Isso acontece porque o processo inflamatório é agressivo para a pele, o que ativa a produção de melanina.

Quando o processo de erupção termina, dependendo da gravidade de cada caso, é possível que surjam manchas e a indesejada cicatriz de acne.

Além disso, embora o surgimento das cicatrizes possa acontecer por uma tendência da própria pele e até mesmo por contribuição genética, a manipulação indevida da espinha acaba sendo um dos principais fatores de surgimento de cicatriz.

Isto é, quando a pessoa mexe frequentemente na área ou espreme a espinha, é provável que, futuramente, o local receba uma cicatriz de acne. Esse procedimento de manipular indevidamente origina uma ferida na pele. A partir disso, a cicatrização pode acontecer no formato de um buraquinho ou com um pequeno relevo sobre a derme.

Ainda, pessoas que possuem acne em uma condição de maior gravidade, como de graus 3 e 5, possuem mais chances de desenvolver essas cicatrizes cutâneas. Por isso, os cuidados precisam ser ainda mais intensificados nesses casos.

Leia também: Melasma: causas e melhores tratamentos

Como evitar e tratar a cicatriz de acne

Após entender o que é a acne e a consequente cicatriz, falta saber como evitar que a pele fique marcada com as cicatrizes que causam tanto incômodo e saber como tratá-las.

Saiba como evitar

O primeiro passo é não manipular as espinhas. Contudo, mesmo não mexendo na região, a depender da gravidade da lesão, ela por si só acaba gerando a cicatriz.

Sendo assim, a melhor dica é fazer um acompanhamento com um dermatologista para controlar o problema da acne e tentar, ao máximo, prevenir as cicatrizes.

Junto a isso, é importante evitar o uso de produtos que sejam excessivamente abrasivos, pois tornam a pele mais sensível. O uso de produtos com ação anti-inflamatória e calmante, bem como o consumo de bastante água, pode ajudar a manter a inflamação o mais superficial possível. Como resultado, diminui a probabilidade de uma cicatriz aparecer.

Saiba como tratar

Se a prevenção não for suficiente, e a tão temida cicatriz de acne surgir, há formas de tratá-la. Confira:

1. Peeling com ácidos

Uma das principais opções de tratamento é a aplicação de peeling com ácidos. Esse tipo de tratamento estimula o processo de descamação da pele.

Com isso, a camada que está marcada com as cicatrizes é substituída por uma nova, mais saudável.

2. Microagulhamento

Outra opção de tratamento é o microagulhamento, que também tem como principal objetivo promover a regeneração das células e estimular a troca de pele, que já aconteceria naturalmente, mas de forma mais intensa e acelerada para amenizar as cicatrizes.

3. Laser

O laser também é uma possibilidade de tratamento para cicatrizes de acne. Porém, esse recurso costuma ser utilizado como coadjuvante, ou seja, como tratamento auxiliar para obter um resultado mais eficiente.

O laser também atua na melhora da textura e da coloração da região, auxiliando em uma nova cicatrização da área tratada.

4. Cremes regenerativos

Por fim, entre outros tipos de tratamentos, os cremes regenerativos também podem ser recomendados pelo dermatologista.

Dependendo do caso, somente o uso de cremes acaba sendo insuficiente para remover as cicatrizes. Porém, com alguns dos outros procedimentos já mencionados, os creme regenerativos são ótimos para ajudar e acelerar o resultado desejado.

Como é feito o peeling retinoico

O peeling retinoico é muito adotado no tratamento da acne, sendo dividido em 3 etapas: preparação, aplicação e pós. Entenda:

Preparação

Antes mesmo de o peeling ser aplicado, inicia-se uma preparação com aplicação de cremes à base de ácidos adequados para o tipo de pele e lesão existente.

Esta etapa é importante para potencializar os efeitos do peeling e proporcionar um resultado melhor ao fim do tratamento.

Aplicação

Na etapa de aplicação, o produto, que possui uma consistência parecida com a de uma base, é manuseado no consultório do dermatologista.

Após a aplicação, ele deve agir por algumas horas, normalmente entre 2 e 6 horas. Sendo assim, a pessoa retorna para casa ainda com o produto no rosto. Depois de passado o tempo indicado pelo médico, o paciente faz a remoção com água.

Pós

Terminando o procedimento, é normal a pele ficar sensível e com aspecto avermelhado, o que some após alguns dias.

Além disso, ocorre a descamação entre o segundo e o quinto dia. No entanto, se o peeling for de profundidade média, esse tempo pode ser maior.

Em relação aos cuidados necessários, é fundamental seguir as orientações do profissional. Em regra, elas envolvem evitar exposição em excesso ao sol, utilizar protetor solar com reposição ao menos 3 vezes por dia e usar cremes específicos para pós-peeling, os quais o dermatologista indica para auxiliar na recuperação da pele.

Leia mais: Cuidados com a pele depois de um procedimento facial

Esses são alguns dos principais tratamentos para cicatriz de acne. Em qualquer um deles, é indispensável que o procedimento seja feito por dermatologista e que o paciente siga todas as recomendações para ter o melhor resultado possível e com segurança.

Navegue no site da Botoclinic e conheça mais detalhes sobre o procedimento de peeling retinoico.

Compartilhe: